Ainda dá tempo de viajar para a terra do Papai Noel

- Ainda dá tempo de viajar para a terra do Papai Noel

Lapônia, é lá que mora o famoso bom velhinho com suas renas, na região ao norte da Finlândia.

Também ao norte do Círculo Polar Ártico é habitada pelos Lapões e engloba parte dos territórios da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

No inverno tem dias curtos e cenários que mudam completamente conforme as estações do ano. Tem aurora boreal no outono e na primavera, crepúsculo azul no forte do inverno e no verão é a terra do sol da meia noite.

É um destino surpreendente também por sua beleza natural.

Transportes

Para quem não está no continente europeu, é necessário voar para Helsinque, a capital do país, e de lá fazer uma conexão para a Lapônia. Essa conexão pode ser feita tanto de avião, como também de trem. E caso a escolha seja pelo avião, existem aeroportos em várias cidades da região da Lapônia, como por exemplo, Rovaniemi, Ivalo, Kemi e Kittilä.

Ponto de chagada

A cidade de Rovaniemi, é um dos destinos mais populares para quem visita a Lapônia. Um local de ótima localização, comboa estrutura, com muitos hotéis, restaurantes e lojas. Destaca-se também pelo lazer, com diversas empresas que operam diversos tipos de atividades de inverno, como passeios de trenó e visitas ao Hotel de Gelo.
Para aqueles que viajam com crianças, a cidade tem ainda, entre as suas principais atrações o vilarejo do Papai Noel -  o Santa's Village. Um verdadeirocontos de fada, o local é um sonho para as crianças e porque não, adultos, sendo possível inclusive se hospedar no local para tornar a experiência ainda mais completa e verdadeira.

Clima
O sol em Rovaniemi nasce às 11h30 e se põe perto das 14h30. São 3 horas de luz e o restante do dia em completa escuridão. São 8 meses de inverno, muita neve e escuridão. Os 4 meses restantes são a primavera, quando aquele sol tímido do inverno aparece todos os dias, por 24h.

Curiosidades

De dezembro a janeiro quando o sol não aparece, chama-se Kaamos ou noite polar, onde o céu se cobre de tons azulados e rosados.
Na parteFinlandesa da Lapônia, as temperaturas costumam ir dos 15 graus nas épocas mais quentes, a 40 graus negativos no inverno.
Por isso, pouca gente consegue viver por lá. Mas, falando nas pessoas, vale ressaltar que são muito simpáticas, gentis e hospitaleiras. Vikings do mundo moderno, que ainda caçam ursos, mas que te recebem com sorriso no rosto, inglês impecável e calor humano.

O que levar?

Muita roupa para o frio: luvas, cachecol, botas, gorro, casacos.

Gastronomia da Lapônia

Os peixes lideram a lista dos alimentos mais consumidos, incluindo salmão.
Poucas são as opções de frutas, verduras e legumes.
E uma iguaria é a carne de rena. E na Lapônia, é servido carne de urso.

Esportes

Snowmobile na floresta(passeios de 1h ou 2h inclui: macacão impermeável, luvas, botas e capacete), os adultos vão dirigindo a própria moto e as crianças vão num trenó puxado por um guia, que sinaliza com movimentos da mão quando ir mais devagar, mais rápido ou parar.
Visita a fazenda para montar em rena.
E jantar no restaurante todo de gelo – a 11 graus negativos de sensação térmica, construído em outubro para derreter naturalmente em março quando começa a primavera. Com bancos revestidos de pele para e um cobertor bem quentinho para ajudar a aquecer.

Com essas dicas, pode começar a planejar uma ida para visitar o Papai Noel. E chegar em dezembro, para comemorar o Natal, seria lindo.

Que tal?
Vamos?

*fotos públicas